Base nacional comum

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica, de modo a que tenham assegurados seus direitos de aprendizagem e desenvolvimento, em conformidade com o que preceitua o Plano Nacional de Educação (PNE). Este documento normativo aplica-se exclusivamente à educação escolar, tal como a define o § 1º do Artigo 1º da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei nº 9.394/1996), e está orientado pelos princípios éticos, políticos e estéticos que visam à formação humana integral e à construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva, como fundamentado nas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica (DCN).

Confira o documento na íntegra: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/

 

 

 

No quadro de idade para matrículas

Centralizar as informações na tabela…

 

 

 

 

 

 

 

 

 

PROJETOS PEDAGÓGICOS

PROJETO RESSIGNIFICANDO A APRENDIZAGEM

Mandei 2 arquivos em pdf, um para educação infantil e outro para ensino fundamental

 

Projeto 02: PROJETO DE EMPREENDEDORISMO: RESPONSABILIDADE E CIDADANIA

(texto)

Competência Geral 10 – BNCC – RESPONSABILIDADE E CIDADANIA

 Os alunos do 1º ao 9º ano serão orientados à desenvolver um projeto que vise à construção de uma sociedade justa e solidária, envolvendo a incorporação de direitos e responsabilidades, tomada de decisões, participação social e solução de problemas ambíguos e complexos, ou seja, lidar com desafios do mundo real que demandam novas abordagens e soluções.

O que a BNCC diz?

Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.

Esclarecendo a competência:

Ela estabelece a necessidade de desenvolver na criança e no jovem a consciência de que eles podem ser agentes transformadores na construção de uma sociedade mais democrática, justa, solidária e sustentável.

Áreas que mais contribuem para seu aprendizado:

Ciências Humanas, Linguagens e Ciências da Natureza.

O que os alunos precisam desenvolver até o fim do fundamental?

 

  1. INCORPORAÇÃO DE DIREITOS E RESPONSABILIDADES – Devem conseguir posicionar-se em relação a direitos e responsabilidades indo além de seus interesses individuais e considerando o bem comum.
  2. TOMADA DE DECISÕES – Precisam possuir consciência sobre o impacto que suas decisões têm nos grupos e na sociedade, responsabilizando-se por suas ações para planejar e decidir coletivamente sobre questões que afetam a todos.
  3. PONDERAÇÃO SOBRE CONSEQUÊNCIAS – Necessitam saber refletir sobre situações concretas em que gatilhos emocionais, frustrações e ações das pessoas impactam nas demais e no contexto, buscando formas de aprimoramento.
  4. ANÁLISE E INCORPORAÇÃO DE VALORES PRÓPRIOS – Vivenciar e identificar valores importantes para si e para o coletivo. Considerar seus valores em situações novas, ponderar sobre o que é o certo a se fazer antes de agir e, em seguida, agir de acordo com essa reflexão.
  5. PARTICIPAÇÃO SOCIAL E LIDERANÇA – Realizar projetos escolares e comunitários, mobilizando pessoas e recursos. Assumir liderança compartilhada em grupos e na escola.
  6. SOLUÇÃO DE PROBLEMAS AMBÍGUOS E COMPLEXOS – Ficar confortável e sentir interesse por lidar com desafios do mundo real que demandam novas abordagens ou soluções.
  7. POSTURA ÉTICA – Reconhecer e ponderar valores conflitantes e dilemas éticos antes de se posicionar e tomar decisões.
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