Os alunos do 1º ao 9º ano serão orientados à desenvolver um projeto que vise à construção de uma sociedade justa e solidária, envolvendo a incorporação de direitos e responsabilidades, tomada de decisões, participação social e solução de problemas ambíguos e complexos, ou seja, lidar com desafios do mundo real que demandam novas abordagens e soluções.
O que a BNCC diz?
Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.
Esclarecendo a competência:
Ela estabelece a necessidade de desenvolver na criança e no jovem a consciência de que eles podem ser agentes transformadores na construção de uma sociedade mais democrática, justa, solidária e sustentável.
Áreas que mais contribuem para seu aprendizado:
Ciências Humanas, Linguagens e Ciências da Natureza.
O que os alunos precisam desenvolver até o fim do fundamental?
- INCORPORAÇÃO DE DIREITOS E RESPONSABILIDADES – Devem conseguir posicionar-se em relação a direitos e responsabilidades indo além de seus interesses individuais e considerando o bem comum.
- TOMADA DE DECISÕES – Precisam possuir consciência sobre o impacto que suas decisões têm nos grupos e na sociedade, responsabilizando-se por suas ações para planejar e decidir coletivamente sobre questões que afetam a todos.
- PONDERAÇÃO SOBRE CONSEQUÊNCIAS – Necessitam saber refletir sobre situações concretas em que gatilhos emocionais, frustrações e ações das pessoas impactam nas demais e no contexto, buscando formas de aprimoramento.
- ANÁLISE E INCORPORAÇÃO DE VALORES PRÓPRIOS – Vivenciar e identificar valores importantes para si e para o coletivo. Considerar seus valores em situações novas, ponderar sobre o que é o certo a se fazer antes de agir e, em seguida, agir de acordo com essa reflexão.
- PARTICIPAÇÃO SOCIAL E LIDERANÇA – Realizar projetos escolares e comunitários, mobilizando pessoas e recursos. Assumir liderança compartilhada em grupos e na escola.
- SOLUÇÃO DE PROBLEMAS AMBÍGUOS E COMPLEXOS – Ficar confortável e sentir interesse por lidar com desafios do mundo real que demandam novas abordagens ou soluções.
- POSTURA ÉTICA – Reconhecer e ponderar valores conflitantes e dilemas éticos antes de se posicionar e tomar decisões.