PROJETOS PEDAGÓGICOS

O Projeto Político Pedagógico da Escola é o ponto de partida para que se possa cumprir o trabalho global da escola, é instrumento que viabiliza sua autonomia, demarcando a própria identidade da escola.

A proposta pedagógica do Centro de Ensino Mariana é transmitir educação de qualidade, que forme o aluno participativo e responsável, partindo da realidade do próprio aluno, objetivando uma educação dialógica para que seja edificada uma aprendizagem sólida e consciente.

A opção pelo trabalho com uma pedagogia de projetos tem permitido espaço para ocorrência de um aprendizado globalizado, com interdisciplinaridade que acontece por meio de um processo criativo para professores e alunos, no qual o lúdico adquire papel fundamental.

Na pedagogia de projetos, o aluno é visto com sujeito capaz de transformar o meio criando relações, buscando novas descobertas e construindo seu próprio entendimento, produzindo, pesquisando e reestruturando com ajuda do professor que age como mediador do conhecimento, dando sentido à descoberta.

PROJETO DE EMPREENDEDORISMO: RESPONSABILIDADE E CIDADANIA

Os alunos do 1º ao 9º ano serão orientados à desenvolver um projeto que vise à construção de uma sociedade justa e solidária, envolvendo a incorporação de direitos e responsabilidades, tomada de decisões, participação social e solução de problemas ambíguos e complexos, ou seja, lidar com desafios do mundo real que demandam novas abordagens e soluções.

O que a BNCC diz?

Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.

Esclarecendo a competência:

Ela estabelece a necessidade de desenvolver na criança e no jovem a consciência de que eles podem ser agentes transformadores na construção de uma sociedade mais democrática, justa, solidária e sustentável.

Áreas que mais contribuem para seu aprendizado:

Ciências Humanas, Linguagens e Ciências da Natureza.

O que os alunos precisam desenvolver até o fim do fundamental?

1. INCORPORAÇÃO DE DIREITOS E RESPONSABILIDADES – Devem conseguir posicionar-se em relação a direitos e responsabilidades indo além de seus interesses individuais e considerando o bem comum.
  2. TOMADA DE DECISÕES – Precisam possuir consciência sobre o impacto que suas decisões têm nos grupos e na sociedade, responsabilizando-se por suas ações para planejar e decidir coletivamente sobre questões que afetam a todos.
  3. PONDERAÇÃO SOBRE CONSEQUÊNCIAS – Necessitam saber refletir sobre situações concretas em que gatilhos emocionais, frustrações e ações das pessoas impactam nas demais e no contexto, buscando formas de aprimoramento.
  4. ANÁLISE E INCORPORAÇÃO DE VALORES PRÓPRIOS – Vivenciar e identificar valores importantes para si e para o coletivo. Considerar seus valores em situações novas, ponderar sobre o que é o certo a se fazer antes de agir e, em seguida, agir de acordo com essa reflexão.
  5. PARTICIPAÇÃO SOCIAL E LIDERANÇA – Realizar projetos escolares e comunitários, mobilizando pessoas e recursos. Assumir liderança compartilhada em grupos e na escola.
  6. SOLUÇÃO DE PROBLEMAS AMBÍGUOS E COMPLEXOS – Ficar confortável e sentir interesse por lidar com desafios do mundo real que demandam novas abordagens ou soluções.
  7. POSTURA ÉTICA – Reconhecer e ponderar valores conflitantes e dilemas éticos antes de se posicionar e tomar decisões.
Fale pelo Whatsapp